quarta-feira, 18 de junho de 2008

Senhor D e a Independência!!!


"Adormeci te esperando
Junto dos animais
Que me consolam como amantes..."

- Daniel Belleza -



No fim de semana passado, eu fui assistir talvez pela quinta vez ao Ecos Falsos (banda da qual estamos devendo um post por aqui faz tempo...) no clube Outs.
Depois de tantos shows, vc pensa que não nada mais pode te surpreender... o mesmo show, as mesmas músicas, talvez uma ou outra surpresa, como já é costume do Ecos... mas ainda assim, nenhuma graaaaande surpresa.
Isso, claro, até ver qual era a outra atração da noite...

De repente, eis que surge no palco quatro sujeitos estranhos, sendo que o vocalista era um careca que recitava de forma extremamente afetada a letra (auto-depreciativa) da primeira música, nos intervalos entre guitarras distorcidas e baterias nervosas. A apresentação performatica, o som pesado... era tudo muito, muito contagiante. Mesmo ligeiramente bêbado e com pouco conhecimento musical, era fácil reconhecer aquele cara, apesar de eu nunca ter escutado uma única música sua. O nome da banda vinha como que por reflexo:

Daniel Belleza e os Corações em Fúria.

Cara, fazia tempo que eu não era pego assim de surpresa por um show!
Eles eram aquela banda que eu sempre ouvia falar, mas nunca me interessei em conhecer... mas de repente, como se eu já tivesse escutado todas aquelas músicas, eu me peguei pulando e cantando o refrão de uma música qualquer.
Para realmente passar a conhecer aquelas músicas, comprei o CD recém-lançado deles (o segundo da carreira, como me informava o simpático moço da banquinha de CDs e camisetas, enquanto me fazia uma promoção de "dois por um" - acabei pegando o CD do Los Piratas, de quebra.) e, quando eu menos percebi, já estava adorando aquelas músicas fáceis e deliciosamente despretenciosas.

Seja a sensacional Desde Que Inventaram a Culpa ou a pseudo-romântica Fetichismo (que ao mesmo tempo que afirma "eu te adoro e te espero até a morte" também diz "malhei meu travesseiro que está cansado de saber que eu te amo" e "a minha calça não aguenta".), passando também pelas divertidas e inteligentes Cosmético Poema e A Fábrica ou pela porrada Senhor D... é um album que, mesmo que não seja a melhor coisa que você já ouviu, te faz entender um pouco melhor do verdadeiro objetivo da música: o de divertir!

Uma letra não precisa ser nenhum primor, e uma melodia não precisa ser a mais original para uma música ser boa. Músicas como Adormeci te Esperando, inclusive, estão lá para mostrar que a banda não pretende ser levada tão a sério. O mais importante, no fundo, é perceber que aquelas pessoas que estão soando no seu fone de ouvido estão se divertindo tanto quanto você. E o que transparesse é que tanto o Daniel Belleza quanto seus "Corações em Fúria" estão se divertindo a beça!!!

Como em uma revelação, escutar este CD me abriu os olhos.
As bandas independentes não estão aí de enfeite.
Elas querem ser escutadas!
Elas PRECISAM ser escutadas...

Do mesmo cenário do qual fazem parte coisas como Daniel Belleza, Ecos Falsos, Lafusa, Charme Chulo, Jupiter Maçã, Rock Rocket e Zefirina Bomba já lançou bandas que agora fazem um considerável sucesso, como Cachorro Grande, Pitty, MopTop, Forgotten Boys e mais uma pá de bandas que saíram da cena independente.
Ninguém começa já fazendo sucesso, e é na música independente e alternativa que a gente encontra coisa boa - entre acertos e erros, claro!
O importante é ir atrás.

Espero que muitos outros shows como o do último sábado venham, seja com bandas conhecidas, seja com ilustres desconhecidas.
Quem ganha nisso tudo é o público.

6 comentários:

Vitor disse...

YES!

um post que eu posso comentar! Porque EU ESTAVA NO SHOW!!!!!!! RÁ!!!!!!!

mas enfim, não consigo comentar...achei o cara meio bizarro e o baixista queria aparecer mais que o Seo Beleza...

Douglas Funny disse...

Com certeza... música ta aí pra divertir, tanto pros criadores quanto pros ouvintes... tem q agita o salão!!

... meus parabens ao baterista da banda.

Sucesso.

majv disse...

ecos falsos é massa, daniel belleza nunca ouvi, vô procurar alguma coisa.
júpiter maçã acho enjoado, pitty é uma bosta(tirando músicas muito bem feitas claro).
já vi meio show deles (DBCF) por aqui, junto com o forgotten e tals.
mas vou tentar ouvir melhor, até por que, acho que ele tava meio bêbado demais pra entewnder alguma coisa no show. :D

Mar e Ana disse...

Aahh shows de bandas independetentes e desconhecidas é o que mais tem por aqui.
O mais legal, mas o mais legal mesmo, são os ensaios. É muito legal.

:*

Thiago Borges disse...

Eu gosto do som cru do Daniel Belleza, da diversão do Rock Rocket e da furia punk do Zefirina Bomba.O rock nacional independente ta realmente muito bom.

Abração

Alessandra Castro disse...

Ahhh eu naum sei oq dizer, ando realmente sem força de vontade de conhecer bandas nacionais.