quarta-feira, 16 de junho de 2010

O Chuta Bundas!


No último sábado, a equipe do Two Cold Fingers, devido a sua influência no meio cultural e sua fama como formadora de opiniões (boas e ruins), foi convidada para comparecer à pré-estréia do filme Kick-Ass.
Como bons apreciadores de tudo o que é de graça (incluindo a pipoca e o refrigerante, lógico), fomos.
E não nos arrependemos!

Então, já que o filme só estréia na sexta-feira no Brasil, vou tentar não dar spoilers.
Prometo.

"Kick-Ass - Quebrando Tudo" (sub-título desnecessário mas inofensívo, criado num concurso do site Omelete) é uma adaptação extremamente competente da HQ criada pelo escritor Mark Millar e pelo desenhista John Romita Jr, dois dos maiores nomes dos quadrinhos atuais.
Na trama, um adolescente resolve por em prática a questão que todo fã de quadrinhos já se fez: o que aconteceria se alguém realmente usasse uma roupa extravagante e saísse pelas ruas bancando o super-herói? Para isso ele compra uma roupa de mergulho, cria um MySpace para sua nova identidade e se auto-intitula como Kick-Ass (Tenho esperanças de que, na versão dublada em DVD, ele se auto-intitule O CHUTA BUNDAS! Sonhar não custa nada, certo?!).

A trama tão simples acaba resultando em um filme extremamente criativo, divertido e... insanamente violento!!!

Violência essa que causou repulsa no público conservador norte-americano, principalmente por boa parte dela vir das mãos de uma garotinha adorável de 11 anos! Sim, uma verdadeira máquina de matar!! E um dos muitos pontos altos do filme...

O problema é que boa parte da crítica resolveu se focar apenas nisso.
E o filme é muito mais que pura violência!

É humor negro até a raiz da alma, te fazendo gargalhar com um cara preso num microondas! Ou com personagens sendo torturados! Ou com um maluco fantasiado apanhando no meio da rua!
E o melhor, não te deixa se sentindo culpado por rir disso tudo!!!

Também é o elenco perfeito!
Seja o elenco jovem, com nomes expressivos como Aaron Johnson, Christopher Mintz-Plasse, Chloë Grace Moretz e Clark Duke.
Seja o elenco mais experiente, com Mark Strong (que também marcará presença como o personagem Sinestro no filme do Lanterna Verde) e Nicolas Cage (fanático por HQs que, depois de interpretar o Motoqueiro Fantasma naquela merda de filme e quaaaaase ser o Superman em um filme dirigido pelo Tim Burton nos anos 90, finalmente consegue participar de uma adaptação decente de uma história em quadrinhos).
Todos perfeitos em seus personagens,

E também é, de certo modo, uma revolução!
Seu criador, Mark Millar, é um daqueles visionários que entendem que quadrinhos não devem se limitar às páginas impressas. Como um Alan Moore ou um Frank Miller moderno, ele cria suas histórias para que elas estejam no mesmo patamar de qualquer coisa contida na cultura pop. Música, cinema, video-game, arte... tudo junto ao mesmo tempo agora!!! Tanto é que, além de praticamente todas suas obras autorais estarem a caminho do cinema, o já-em-produção filme dos Vingadores será muito baseado em sua história para o título The Ultimates.
Para um mercado em crise, quem sabe essa seja uma boa opção para atingir um público muito maior. A própria editora Marvel conseguiu ganhar uma moral absurda ao criar a Marvel Studios e produzir seus próprios filmes, a ponto de atrair os olhares ambiciosos da toda-poderosa Disney...


Sem dúvida, Kick-Ass não é o tipo de filme para levar sua avó, ou seu filho pequeno. Não é um filme de super-herói, colorido, alegre, com a certeza de que o bem vence no final e todos vivem felizes.
É um filme que mostra, na medida do possível, a realidade.

A realidade não é colorida, alegre ou bonita.

E nem sempre tem um final feliz.

5 comentários:

Renatinha disse...

Que introdução de texto duvidosa. oO


Esse filme é sensacional! Todas as atuações são absurdamente boas! A trilha é óóóótima! Tudo é bom nesse filme.

(Mil reais que você teve que procurar o nome do Mintz no Google)

Renatinho disse...

O filme é MUITO bom! Ainda mais com toda aquela ação que eu gosto, as atuações foram ótimas como a mana disse e o final pra mim foi o melhor, mostrando a realidade que você disse que nem sempre tem um final feliz.

Pegando um pedaço do texto pra frisar o quanto aguardo o filme dos VINGADORES CARALHO VAI SER MUITO FODA, TO MUITO NO AGUARDO!

flws

Renatinho disse...

O filme é MUITO bom! Ainda mais com toda aquela ação que eu gosto, as atuações foram ótimas como a mana disse e o final pra mim foi o melhor, mostrando a realidade que você disse que nem sempre tem um final feliz.

Pegando um pedaço do texto pra frisar o quanto aguardo o filme dos VINGADORES CARALHO VAI SER MUITO FODA, TO MUITO NO AGUARDO!

flws

Carlos EJT Vázquez disse...

Vcs se venderam, q vergonha!
Hahahah!

Gabriel disse...

Então... Achei o filme muito bom mesmo, muito. Fico uma adaptação muito boa. O filme é divertido, de arrancar risadas, e violento (o que eu adoro). Algumas mudanças, normais de adaptações ficaram boas (tirando uma que eu não gostei muito, mas aceitei numa boa). O filme chuta bundas.