quarta-feira, 23 de junho de 2010

Kick-Ass: A HQ


Sempre que lançam um filme de super-heróis, nós fãs de quadrinhos somos sempre castigados com adaptações porcas dos filmes para as HQs.
Foi assim com os filmes do Homem-Aranha, do Hulk, do Demolidor, dos filmes mais antigos do Batman, do X-Men...
E o resultado é sempre algo extremamente tosco, sem criatividade, apressado e sem carisma, ficando muito aquém dos filmes adaptados. Normalmente são duas horas sendo resumidas em 30 páginas. Os momentos "originais" geralmente acabam tornando o trabalho ainda pior.
Engraçado (e triste, principalmente) a industria de quadrinhos querer adaptar algo já adaptado da própria indústria de quadrinhos, mas o importante é aproveitar ao máximo a marca do filme, que acaba tendo muito mais público que uma revista do Superman ou de qualquer outro personagem.
Por isso, nem da pra esperar muito dessas "adaptações das adaptações", produtos feitos de má-vontade, movidos apenas pela falta de originalidade e desejo de raspar o pote de ouro criado por uma franquia qualquer.


A HQ de Kick-Ass (falei do filme no meu último post, lembra?!) se encaixaria naturalmente nesse segmento, se não fosse por um único detalhe:

É a HQ, e não o filme, o produto original!


Criada pelo roteirista Mark Millar e pelo desenhista John Romita Jr, Kick-Ass (a HQ) acaba sendo um desperdício de boas idéias.
Millar tem o grande mérito de enxergar suas histórias em quadrinhos já em um formato cinematográfico enquanto trabalha. Tanto é que a adaptação para os cinemas começou a ser produzida logo após o lançamento do primeiro número da mini-série em 8 edições, e quando as filmagens começaram só haviam 3 edições. Sempre com a supervisão de Millar e a colaboração do John Romita Jr.
Talvez seja por isso mesmo que Kick-Ass (o filme) seja tão melhor que o produto original.
Muito, muito, muito, muito, MUITO melhor!!!
Palavra-chave: originalidade.

As idéias originais do filme (que são muito mais do que se possa imaginar) superam de longe todas suas contrapartes na HQ.
Tentando claramente parecer uma espécie de Garth Ennis (roteirista de quadrinhos criador de séries como Preacher e The Boys, famoso pela violência e pelo humor negro), Mark Millar mostra um sentimento no mínimo sádico com seus personagens, que acaba incomodando negativamente. Diferente do filme, onde a violência é essencial, nos quadrinhos ela pretende apenas chocar.
E nem mesmo isso ela consegue.
Todo o pretenso humor acaba se perdendo em constrangimento.

Mas o pior de tudo é que o ponto alto do filme acaba sequer existindo nos quadrinhos: o carisma de seus personagens.
No filme, é isso que te mantém de olhos fixos na tela, esperando pelo que acontecerá depois. Vc genuinamente se importa com aqueles personagens no momento que eles aparecem pela primeira vez. Mesmo no caso dos vilões. Mérito dos atores e do desenvolvimento de cada um no filme.
Não espere por isso nos quadrinhos. Os personagens são extremamente chatos! Millar se foca exclusivamente no personagem principal, fazendo-o um perdedor sem a mínima simpatia! Sério, você nem se importa se ele vai viver ou morrer. Morrer, aliás, parece até uma boa opção, no caso dele.
E os personagens coadjuvantes, como a Hit-Girl, o Big Daddy e o Red Mist - algumas das melhores coisas do filme - não passam de meros secundários mal-desenvolvidos na HQ.
Tudo acontece muito rápido, principalmente a cena de ação final, tão mal-conduzida, forçada e pouco criativa que da até vergonha.

Sorte que Kick-Ass (a HQ) conta com os desenhos sempre geniais de John Romita Jr... o que garante ao menos um 6,5, talvez até um 7 a qualidade da obra. É o que torna a leitura da mini-série mais interessante e suportável.
Não fosse por eles, a nota não passaria da mediocridade de um 5.

Não contente com tudo isso, a série foi lançada por aqui pela editora Panini (com o desnecessário sub-título "Quebrando Tudo" usado no cinema) em um encadernado custando cerca de 60 REAIS!!!
Apenas por conta de uma desnecessária capa dura.
Bola fora da Panini, que desperdiçou a chance de atrair os leitores mais descompromissados.


Se Kick-Ass (a HQ) fosse apenas uma adaptação de um bom filme, seria apenas descartável.
Ser um produto original tão medíocre e sendo superado por sua própria adaptação, resta apenas uma palavra...

Humilhante!

Um comentário:

Gabriel disse...

Depois de ler a HQ novamente depois de ter visto o filme (umas 3 vezes) tenho que concordar que o filme é melhor que a HQ. Não sei se é correto afirmar 'melhor', mas acho que no filme ele funcionou melhor. MUITO melhor. E gosto bastante do Millar, já li coisas legais dele, e acho que o objetivo mesmo era o personagem ser totalmente perdedor, ter uma história seca e real.

Mas resumindo
Filme>>>HQ

porém não acho que a HQ é de se jogar no lixo!