terça-feira, 25 de maio de 2010

E no fim de tudo...


Confesso que fiquei sem palavras ao final do último capítulo de Lost.
E sei que a Renatinha já falou (muito bem) sobre isso no post anterior, mas o que eu posso fazer, esse é um momento histórico!

Histórico, sim.
Lost não foi uma simples série de TV pelo simples motivo de que Lost nunca se LIMITOU à TV.

Lost não foi uma série de TV, foi uma experiência.

Uma experiência que envolvia vídeos escondidos, jogos, fóruns de discussões, dicas obscuras, conversas em mesas de bar, uma Wikipedia exclusiva e teorias diversas, das mais simples e ingênuas às mais complexas e malucas.
A série de TV apenas dava o combustivel para os verdadeiros responsáveis para o sucesso do programa: os fãs!
Lost mudou completamente tudo o que se entendia por televisão, expandindo sua existência para muito além de qualquer canal.
E seu mérito não eram seus mistérios. Lost nunca foi sobre mistérios.

Lost foi inteiramente sobre seus personagens!
Os flashbacks, os laços criados, as rivalidades...
A ilha e todos seus mistérios eram apenas pano de fundo. Não era uma série sobre pessoas perdidas numa ilha deserta onde coisas estranhas e inexplicáveis aconteciam. Era uma série sobre pessoas. Ponto.
E foi exatamente isso que seu último episódio provou.

O episódio final não se importou em dar respostas.
Ele se importou em dar um final satisfatório a cada personagem.
Em certo ponto eu mesmo não me importava em saber o que cada mistério significava, eu só queria saber o que aconteceria com aquelas pessoas que eu tinha conhecido 6 anos antes.
E não tinha como o final ser mais perfeito.
Não foi o final que todos queriam. Foi o final que deveria ser.

As questões em aberto servirão para ativar a imaginação de muita gente.
Afinal, se algumas perguntas ficaram sem resposta, então a resposta verdadeira será aquela que cada um quiser que seja.
Como sugere o diálogo final entre o Hurley e o Ben na ilha, as possibilidades são ilimitadas.
E pode ter certeza de que Lost ainda será discutido por muito, muito tempo.
A experiência Lost está londe de acabar.

Mas a série acabou, deixando muitas questões no ar.
Mas como disse perfeitamente minha parceira de blog:
"Acabou como as coisas acabam na vida real, nem tudo é respondido... a gente só tem que seguir em frente."

See you in another life, brotha...

2 comentários:

Renatinha disse...

Lost foi absurda.
Sou uma Lostie de carteirinha agora.

Que saudade que vai dar.

Mar e Ana disse...

Nossa, que foda. Vai dar saudade mesmo, acho q vou baixar td d novo =p
:*