domingo, 15 de março de 2009

Motivos para se prestar atenção no Amado.


Por essas vocês não esperavam né?! Mas um dos meus presentes de aniversário foi um livro chamado 'Almanaque da música brega'. Esse livro me inspirou e dele podem sair vários textos, acreditem... mas um dos artistas ali citados me chamou atenção: Amado Batista.

Sabe aqueles nomes que você conhece, já ouviu alguma música, se bobear até sabe cantar alguma mas não dá muita bola?
É assim que muitos de nós vemos ele, mas lendo mais sobre a pessoa e sua carreira acabei descobrindo que taí uma personalidade no mínimo curiosa de se conhecer.

Amado já gravou 29 discos em seus 33 anos de carreira e suas vendas totalizam cerca de 20 milhões de discos (sendo que a maioria ganhou discos de outro, platina,etc.).
A trajetória de Amado é tão interessante que sua vida foi retratada em um filme de 1982 chamado Sol Vermelho.

O livro traz informações que eu nem imaginaria, como o fato de que ele foi preso nos anos 70 por ter contato com militantes de esquerda. Na prisão, onde ficou 2 meses, ele foi torturado física e psicologicamente (vai achando que é só aqueles artistas cultizinhos que eram presos!).

E que como seu primeiro disco não trazia fotos dele, mesmo tendo sido um grande sucesso ninguém sabia como ele era, por isso ele continuou a trabalhar em sua loja de discos. Achava graça quando as pessoas íam na loja procuarndo seu disco pra comprar e nem faziam idéia que o ídolo delas era quem estava ali os atendendo.

Amado cantando letras tristes sobre garotas em cadeiras de roda ou perda do grande amor, letras de romance e até letras sobre assédio sexual (q) já foi sucesso nacional, já esteve em praticamente todos programas de tv e provavelmente não havia uma só pessoas que não soubesse alguma música sua de cór.... Mesmo que hoje, para alguns de nós ele seja apenas uma estrela do passado, o moço continua na ativa e lançou agora em 2008 um cd acústico contando com participaçãos de Sérgio Reis e Fagner (entre outros). Mesmo não estando na mídia em alguns lugares as pessoas continuam comprando seus novos cds, e adorando.

6 comentários:

Douglas Funny disse...

Ah... eu seu q esse post foi só pra me agradar!!.. hehehehehe

Não sei muito de sua história, mas como meu pai sempre foi um grande fã, cresci ouvindo Amadinho... ele possui uma das músicas mais tristes q já ouvi na minha vida.

Depois de conseguir uma foto com esse ícone, minha vida mudou pra melhor.

Bjokas.

Vitor disse...

Rá! Pautei o Two Cold Fingers! Yes!

Unknown disse...

Eita, que as prima lá de Minas tão td contente agora!
E realmente, quem não conhece pelo menos um refrão do Amadão?
=*

Brancatelli disse...

Olha só, conseguiu agradar o Funny, o Vitinho e as primas da Carol em uma só tacada!!

Mas taí.
Amado é foda!
Adorei as histórias!!
Só falta uma coisa pra esse post:

Um TÍTULO!!!
Hihihihihihihihihihi =#D#

Tchelo disse...

Faltou o Funny falar que a foto foi (quanto F) graças a mim que ele conseguiu.

farofa-fa

Fagner é foda.

Mar e Ana disse...

Quanto F Oo
mas os fs do Tchelo não vêm ao caso agora...
Legal ler coisas que a gente nem imaginava que tivessem acontecido, né?

E aaahh um blog que fala só sobre músicas é tão legal viu! =]

:*