quarta-feira, 28 de abril de 2010

Para Relembrar: Homem de Ferro


(em homenagem ao lançamento de Homem de Ferro 2 nesta sexta-feira, estou dando um Ctrl V aqui no Two Cold Fingers de um texto meu publicado no finado blog PuroPop sobre o primeiro filme. Sabe, pra dar uma refrescada na memória. Semana que vem prometo uma crítica abalizada - ou não - sobre a sequência!!)

--------------------------------------------------------

Sábado, dia 1o de maio...
Estava eu vasculhando esse blog sobre cultura pop, coisas nerds e afins quando me dei conta de uma coisa...


COMO DIABOS UM BLOG QUE TRATA DE CULTURA POP, COISAS NERDS E AFINS NÃO TEM UM REVIEW DO MAIOR ORGASMO NERD DO ANO, LANÇADO MAIS DE UMA SEMANA ATRÁS?????


Bom, como minha memória é uma porcaria, voltei ao cinema ontem para assistir de novo ao filme... o que não foi nenhum sacrifício, acreditem!!!
Fui ainda com dois amigos que não conhecem bosta de quadrinhos (a não ser pelo tanto que EU falo), e que não teriam nenhum pré-conceito nerd quanto ao filme.
No cinema, pelo menos 70% das pessoas nunca tinham ouvido falar do personagem... outras 20% conheciam malemenos o desenho animado dos anos 70... e uns poucos gatos pingados tinham total noção de quem era Tony Stark! Levando em consideração que na primeira vez que eu assisti o filme eu estava rodeado de nerds desconhecidos que urravam a cada citação quadrinística feita, desta vez a experiência foi bem diferente.

Para começar, basta dizer que minha primeira sessão de Homem de Ferro, na segunda feira da semana passada, já me fez colocar o filme na minha lista das 5 melhores adaptações feitas para o cinema.
Dito isso, vamos à segunda sessão, quando eu pude deixar meu lado "fã-eufórico" um pouco de lado...


Robert Downey Jr é um gênio!!! Depois de todos os altos e baixos da sua carreira (e meu Deus, foram muitos), ele já se provou um dos melhores, mais versáteis e carismáticos atores da sua geração e do cinema atual. O cara pode fazer tudo!!

Jon Favreau é um... bem, o cara dirigiu algumas comédias românticas e fez pontas em seriados como Friends, por exemplo. É também dele o mérito de interpretar o personagem Foggy Nelson na adaptação do Demolidor.

Gwyneth Paltrow é... a mulher do vocalista do Coldplay. Ela ganhou um Oscar, fez alguns filmes chatos, outros bons, mas nunca se mostrou mais do que uma atriz "média".

Jeff Bridges é foda... mas vc provavelmente demoraria para reconhecê-lo se não soubesse que ele está no filme.

Terrence Howard é... quem?

Com um elenco e um diretor desses, não havia como saber o que esperar da adaptação do Homem de Ferro, primeira produção da Marvel nos cinemas de forma autônoma (Homem-Aranha teve produção da Sony, e X-Men foi produzido pela Fox).
Portanto, o filme foi a melhor surpresa possível para os fãs de quadrinhos!!!
Um filme que respeita o personagem e a cronologia... e o principal, respeita os fãs!
As atuações estão excelentes, principalmente a personificação do personagem principal... vc não vê mais Robert Downey Jr, vc vê Tony Stark!
Está tudo lá... Gwyneth está adorável como Pepper Potts, Terrence Howard ficou bem com o papel de Jim Rhodes (que deve ganhar maior destaque nos próximos filmes, como o herói War Machine), Bridges mostra-se um ótimo vilão na figura de Obadian Stane e até o diretor faz uma ponta como o motorista/guarda-costas Happy. Além disso, a origem é extremamente fiel aos quadrinhos e podemos até ver os primódios de um demônio que provavelmente será o pior vilão de Tony Stark na sequência, marcada para 2010: o alcoolismo.
Além disso, o filme está recheada de citações que farão a alegria dos fãs (cuidado... spoilers!!!):

- quando Tony liga para Rhodes, a música que toca é a do desenho animado clássico do personagem.

- todos brincam que ninguém vai engolir a história de que o Homem de Ferro é na realidade um guarda-costas de Tony Stark... desculpa que foi usada por décadas nos quadrinhos.

- todo leitor reconhecerá a agência de inteligência que "persegue" Tony durante o filme.

- em certo momento, Rhodes olha para uma armadura de Tony e diz, em um suspiro: "quem sabe na próxima". Essa é a deixa para o surgimento já anunciado do herói War Machine.

- a maneira como Stark revela ao mundo que é o Homem de Ferro é bem similar à dos quadrinhos, também em uma coletiva de imprensa.

- e finalmente, a citação master de todo o filme... NICK FUCKING FURY aparece, em toda sua glória, e ainda fala sobre uma iniciativa do governo: a Iniciativa Vingadores!!! Portanto, não façam como boa parte do público do cinema faz... nunca deixem a sala antes do fim dos créditos!!!!! NUNCA!!!!!


Resumindo, Homem de Ferro é sim uma das melhores adaptações de um personagem dos quadrinhos!
Ótimo na história, nas atuações, na direção e nos efeitos especiais!!!
Um ótimo filme para o grande público que mal conhece o personagem (como meus dois amigos puderam comprovar)... mas uma homenagem a todos nós, fãs de longa data!

E é por isso que todos nós saímos do cinema cantando:

Tony Stark, tira a onda
Que é cientista espacial
Mas também é Homem de Ferro
Elétrico, atômico, genial
Dura armadura, Homem de Ferro
É lenha pura, Homem de Ferro

2 comentários:

Renatinho disse...

Homem de ferro meudeus estou no aguardo do filme, War Machine junto vai ser sensacional!
Não li os quadrinhos mas vi muito do desenho e sempre gostei e sempre foi dos meus super-heróis favoritos!
Vou ver e... aguardar o próximo post!

Renatinha disse...

Tony Stark tira onda que é cientista espacial, mas também é... HOMEM DE FERRO!
Elétrico, atômico, genial!

=D

Eu adooooro Homem de Ferro, queria ler mais coisas dele.