segunda-feira, 5 de abril de 2010

O Dia do Curinga


Hans- Thomas era um garoto norueguês quase como todos os outros.

Quase porque não é todo garoto que sai viajando de carro pela europa para encontrar sua mãe, aliás… não são muitos que a mãe foi para Atenas com o propósito de se encontrar.

Mas lá estava ele junto de seu pai, um ex-marinheiro e filósofo amador, encarando as estradas atrás da mulher de suas vidas.

Mas em dado momento tudo em suas vidas ficou mais estranho ainda, o encontro com um anão muda totalmente o rumo da viagem, pelo menos para o pequeno Hans-Thomas.

E essa é a premissa do meu livro favorito O dia do curinga.

Jostein Gaarder consegue nesse livro superar o que mais me irrita no, também de sua autoria, O Mundo de Sofia: As aulas de filosofia e o final.

Não pensem que Jostein se livrou da filosofia nesse livro, longe disso… Hans-Thomas tem boas lições filosóficas ao longo da história, mas todas com o formato de conversa de pai e filho. Com esse formato mais informal fica mais gostoso e fácil para o leitor.

E o final, que no Mundo de Sofia me fez querer tacar o livro pela janela (mas foi impossível já que o exemplar não era meu), é menos surpreendedor porém mais divertido.

O livro tem o esquema muito similar ao seu antecessor, a mistura de histórias e a capacidade de entrelaçá-las é uma grande qualidade de Jostein.

Além de tudo faz pensar sobre a vida e faz cada um de nós querermos ser um Curinga.

E foi com esse livro para rir, chorar e pensar que Jostein Gaarder conseguiu superar J.K. Rowling e colocar O dia do Curinga no número 1 da minha lista.


[esse texto foi originalmente escrito para meu blog Uma Lhama, então se você já o leu... sorry!]

2 comentários:

Babs disse...

esse livro está entre os meus favoritos.
essa semana vi na livraria saraiva, um kit q vem os quatro melhores livros do jostein gaarder, sorte q eu tava pobre!
mundo de sofia tbm eh um livro fantástico!

Ana Luisa disse...

Nossa! Pq quis jogar o Mundo de sophia pela janela?
Já faz tempo que o li, mas lembro-me muito bem que não fiquei irritada com o livro. rsrs
Entretanto, concordo com você, O Dia do Curinga é melhor.
Faltam ainda poucas páginas para acabar de ler.