quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Cash


Os artistas se tornaram chatos.

Quando tablóides e programas de TV revelam cada detalhe insignificante da vida das celebridades e a Internet possibilita que qualquer pessoa invada a privacidade de qualquer pessoa (famosa ou não), fica difícil encontrar alguém realmente interessante no meio de tudo isso.
Por isso, diante de tantas pessoas que disponibilizam sua intimidade pelo preço certo, é um achado encontrar tantas biografias sobre o mesmo indivíduo e que não conseguem revelar quase nada sobre sua vida.

É por isso que vale tanto a pena ler a história em quadrinhos "Johnny Cash - Uma Biografia".
É a prova de que algumas histórias são tão interessantes que acabam se escrevendo sozinhas.

Publicada em 2006 na Alemanha mas lançada aqui no Brasil apenas no final do ano passado, a HQ parte do mesmo momento que o filme com o Joaquin Phoenix (que estava em produção ao mesmo tempo que a história em quadrinhos): o concerto na prisão Folsom, que deu origem ao álbum ao vivo "Johnny Cash At Folsom Prison". Mas as similaridades entre as duas biografias acabam por aí.
Enquanto que o filme prefere romantizar a vida do cantor, focando em seu relacionamento com June Carter, o álbum em quadrinhos pode realmente ser chamado de biografia, mostrando de forma muito mais crua uma vida regada por álcool, drogas e demônios internos.
Ainda assim, as duas obras de certa forma se complementam, com uma mostrando fatos que não estão na outra. É até divertido juntar as informações e ter um retrato mais completo do músico.

"Johnny Cash - Uma Biografia" tem seus momentos cansativos, e peca principalmente pelos desenhos irregulares e por alguns diálogos piegas e irreais... mas ganha muitos pontos por mostrar o lado mais obscuro de Johnny Cash e principalmente pela sequência final, mostrando um astro velho e solitário em fim de vida (inclusive mostrando a gravação da música Hurt, cujo clipe eu recomendo MUITO e considero um dos melhores já feitos. É só clicar aqui!). Johhny Cash morreu em 2003.
Mas o grande trunfo da biografia é a quadrinização das músicas do cantor, como A Boy Named Sue, Folsom Prison Blues e a clássica Cocaine Blues. Ao mesmo tempo que serve como uma grande homenagem aos fãs, serve também para que o público maior se interesse pela obra. Afinal, antes de tudo, Johnny Cash era um contador de histórias, como ele mesmo diz a certa altura de sua vida.

Mesmo com seus pontos altos, a obra está longe de ser a biografia completa de Johnny Cash... e isso é mais um ponto a favor.
É o mistério que o envolve que acaba tornando sua vida ainda mais interessante.

E enquanto esses segredos continuarem tão bem guardados, a vida de Johnny Cash continuará sendo, merecidamente, objeto de culto para qualquer fã de música.

2 comentários:

L disse...

Nossa, nunca soube que existiam esses tais quadrinhos. riri
Onde você os compra?

Brancatelli disse...

Qualquer comic shop ou livrarias, tipo a Cultura. =D