
Se tem uma coisa que falta na música, é criatividade.
Quando não copiamos o que FAZ sucesso, copiamos o que FEZ sucesso.
Qualquer idéia mais ousada é logo podada.
A "ousadia" não é comercial.
Principalmente no mercado nacional, onde tudo o que sabemos é seguir fórmulas, seguir tendências, seguir o "seguro".
Por isso, não basta ser criativo.
Tem que ser corajoso, também.
Pelo menos, isso serve para dar mais valor aos que têm coragem de ir além do sucesso fácil e que sabem que são os que ousam que serão lembrados no futuro.
Um exemplo disso é a banda Ecos Falsos.
Virei fã dos caras quando assisti ao saudoso Banda Antes, da MTV.
Além das músicas divertidas, do carisma e bom humor dos integrantes e dos shows cheios de energia, o mais legal na banda era a acessibilidade dos músicos (coisa sobre a qual eu já comentei neste muito-bem-escrito post AQUI)!!
Era clara a vontade da banda de inovar, de sair do "arroz com feijão". Seja servindo pipoca em um show, seja disponibilizando todas suas músicas na net, seja criando a religião do Bom Amigo Inibié (o santo que não tem igreja... onde houver fé, ele leva a cerveja).
Mais que qualquer outra coisa, isso mostrava um respeito com os fãs que não é visto naquelas bandas que tem como obrigação vender centenas de CDs, lotar todos seus shows e ceder à vontade das grandes gravadoras.
A última façanha da banda foi lançar um clipe-interativo para o single Spam do Amor (que a banda tocou no Programa do Jô), do ainda não lançado segundo CD da banda.
A idéia é criar uma espécie de um Guitar Hero.
Para explicar melhor, melhor deixar para a própria banda:
"Funciona assim: nós separamos o áudio da música em oito faixas diferentes, uma em cada vídeo. Para conseguir tocar a música, você precisa seguir as indicações do vídeo do meio, tipo no Guitar Hero. Parece difícil no começo, mas na terceira tentativa você já pega a manha, e quando rola fica muito legal!"
É mais fácil vc ver (e jogar) por si mesmo clicando AQUI!!
Apesar do sistema depender da velocidade da Internet de cada um, quando tudo da certo o clipe acaba se tornando uma experiência muito mais divertida que simplesmente ver um video-clipe normal.
Vc decide quais instrumentos quer ou não quer ouvir.
Vc "monta" a banda no decorrer da música.
Vc acaba se sentindo PARTE da banda.
É uma idéia relativamente simples, e talvez por causa disso seja tão genial!!
A chance dessa "brincadeira" se tornar uma espécie de viral nas mãos dos internautas casa perfeitamente com a música em si.
E os alternativos fervosos que se explodam, eu quero é ver as bandas que eu gosto fazendo sucesso e ganhando o respeito e o prestígio que merecem!!! =D
No YouTube já tem vídeos de gente que "zerou" o jogo.
Vale a pena dar uma olhada, principalmente quem não tem a mínima coordenação motora, como eu.
Como esse AQUI, por exemplo.
E, quem sabe, não é exatamente esse o futuro da música e do video-clipe nesse novo cenário, em que as rádios e gravadoras se tornarão tão dispensáveis quanto ultrapassadas.
PS: Desde a semana passada o Two Cold Fingers está com Twitter, com notícias sobre música (dãã) e atualizações sobre o blog! Sim, sim, agora estamos na crista da onda!! \o