domingo, 14 de junho de 2009

Ecos da Virada

Sim, eu sei que a Virada Cultural aconteceu há mais de 1 mês atrás...
Mas devido àquela pataquada de Primoroso Top-5 do Brancatelli e minha viagem quarta passada, eu acabei não podendo postar nada sobre ela por aqui.

Acabei indo apenas no domingo e assisti a apenas 3 shows, um número rídiculo perto do total de atrações.
Mas deu pra sentir o que é a Virada e a multidão que se acomoda no centro de São Paulo.
E essas são minhas impressões:


NOVOS BAIANOS

Ok, tenho vergonha de dizer que meu conhecimento sobre os Novos Baianos era medíocre antes de assistir ao show deles no domingo.
Confesso que faço parte de uma geração alienada, ignorante de boa parte da boa MPB. Antes de domingo, eu simplesmente não entendia a importância de Pepeu Gomes, Baby do Brasil, Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor e cia. Por isso, posso dizer que depois daquele domingo, sou um garoto mais feliz!!
Mais feliz por conhecer músicas como A Menina Dança, Mistério do Planeta, Preta Pretinha e boa parte do álbum Acabou Chorare, considerado pela revista Rolling Stone o mais importante álbum de MPB de todos os tempos (boa parte, porque eu realmente não suporto a faixa que da nome ao disco).

Seja pela percussão criativa, pelos vocais charmosos ou pelas guitarras perfeitamente colocadas, os Novos Baianos acabaram criando músicas que até hoje são extremamente inspiradoras, influenciadas por gente como João Gilberto e Caetano Veloso (e que acabaram influenciando estes e inúmeros outros artistas).

Obrigatório conhecer!!!
Tenha vc a idade que tiver...


COMADRE FULOZINHA

Fui assistir ao show do Comadre Fulozinha influenciado pelo meu irmão.
Vinda de recife e com um som extremamente regional, a banda é liderada pela vocalista, percussionista e compositora Karina Buhr, que apesar de não ter uma grande voz, se da muito bem interpretando suas próprias músicas.

Escutei ao álbum Vou Voltar Andando e, apesar das músicas gostosas e das ótimas letras, a energia do show parece ser o grande diferencial. As músicas não apresentam nenhuma mudança, mas estar em meio ao público todo dançando ao ritmo de um som tipicamente nordestino é uma sensação bem bacana.
A Karina Buhr tem também uma elogiada carreira solo, mas sobre ela eu falo numa outra oportunidade.

Para quem quiser conhecer o trabalho da banda eu recomendo a música 2 de Janeiro... que pode ser escutada no Trama Virtual, por esse link aqui (é só clicar)!!


MARIA RITA

Certo, preciso ser sincero com vcs...
Eu juro que era um grande fã da Maria Rita.
Quando ela surgiu foi um estouro, todo mundo falava sobre, dizia que a performance dela ao vivo era algo único, cheio de emoção...
Com o peso de ser a "filha da Elis Regina", a cantora lançou um primeiro álbum bacana e despontou como a grande sensação da MPB, apadrinhada por gente como Milton Nascimento e adotando composições de talentos em ascenção, como o Hermano Marcelo Camelo. É dele, aliás, duas das melhores músicas do álbum, Cara Valente e Santa Chuva.

Agora, depois do terceiro CD da cantora, fui assistir ela ao vivo.
E me decepcionei profundamente!!!

Afetada, artificial e exageradamente piriguete, Maria Rita parece ter deixado para trás o ar de boa moça e a sensação de "a música é tudo o que importa", usando trajes mínimos e exibindo o corpo como se ele fosse parte do show. Na minha opinião, não pega bem, mas até aí é uma escolha dela.
O que irrita é que tudo parece muito robótico, muito esquematizado. Sua performance ao vivo era EXATAMENTE idêntica ao que eu já tinha visto em seus DVDs. Cada dancinha, cada brincadeira com a platéia, cada cara e cada boca que ela fazia. Nada ali era realmente espontâneo, e nada realmente funcionava.
Além disso, a cantora padece da maior falha de sua mãe: fracos compositores, em sua maioria. E enquanto que Elis Regina ainda conseguia pegar uma péssima composição e transforma-la em ouro devido ao seu carisma, Maria Rita simplesmente acaba com músicas fracas e cheias de clichês, salvas algumas exceções.

Uma pena, pois ela tem sim talento para fazer muito mais.
Ao vivo, porém, é decepcionante!


Reeeeesumindo, fui à Virada meio que obrigado, no último dia...
Mas garanto minha presença por lá no ano que vem para ver, espero, muito mais que apenas 3 show!

Portanto, se vc achou este post grande, imagine o da Virada 2010...! =P

Um comentário:

Douglas Funny disse...

Ah... eu gostei do show da Rita e, dos que vc comentou, foi o único q assisti.

a virada não foi tão boa como ano passado, mas eu gosto dela e me diverti na de 2009.


abraço.