quarta-feira, 23 de abril de 2008

O incríííível post que te explica o porquê de eu adorar o Charlie Brown Jr e o NXZero... o.O (ou Eu Não Sei Escrever Bons Títulos... Mas Que Se Foda!)


Outro dia, vasculhando a Internet, eu encontrei uma auto-entrevista do jornalista e músico da banda Ecos Falsos (que vcs ainda vão ouvir falar por aqui), Gustavo Martins... e um trecho em especial me fez pensar. Não consegui encontrar o texto inteiro para postar por aqui, mas o trecho dizia exatamente o seguinte:

"O povo vive falando do "estouro da Internet", mas se for ver, quem são nossos Arctic Monkeys e Lily Allen? O NXZero e a mulher do "Vai Tomar no C*" [risos], são os únicos que chamaram atenção de verdade.”

Sabe... o quão triste é isso, meu Deus???

Com tanta coisa surgindo musicalmente no Brasil, o que mais fez sucesso foi uma banda emo idêntica a todas as bandas que fazem sucesso por aqui, além de uma música-piada chula e besta composta por uma comediante a fim de se promover. Nada contra, mas será que isso realmente era o que tinha de melhor que tinha para ser escutado na língua portuguesa? Será que versos como "entre razões e emoções, a saída é fazer valer a pena" cantados em meio a guitarras milimetricamente distorcida faziam do NXZero a melhor coisa a ser baixada na Internet?
Por que será que, enquanto lá fora as pessoas procuram a "próxima grande coisa", nós nos contentamos com o básico?
A resposta não é nada difícil:

Nós gostamos do básico!
Nós queremos tudo igual!
Nós adoramos o "mais do mesmo"!

Para uma cultura onde reina a diversidade, o que nós realmente queremos é aquilo que nosso ouvido não estranha. É muito trabalhoso acostumar nossos ouvidos ao novo, muito cansativo. Melhor continuarmos com as mesmas letras de sempre, as mesmas rimas, a mesma batida de bateria, a mesma produção, a mesma pose rebelde-romântica... enfim, a mesma fórmula que transforma a mediocridade de um Charlie Brown Jr ou de um Fresno em sucesso instantâneo.

Adicione também a essa fórmula o "fator MTV" de super-exposição e vc terá encontrado o caminho para atingir em cheio os ouvidos da nossa juventude. No momento que uma banda faz algum sucesso, a ex-rede musical começa sua transmissão initerrupta de clipes, vídeos, entrevistas, intimidade, novidades, fofocas e boatos sobre a "melhor-banda-de-todos-os-tempos-da-última-semana", tornando-a a nova sensação. Tornando-a a nova moda.
E não, nós nem podemos culpa-la. Seria como culpar um cara muito burro por ser muito burro, ele não tem culpa de ser assim. E mesmo quando ela tenta se colocar como "alternativa", ela consegue queimar talentos promissores, como fez com a jovem e já super-exposta Mallu Magalhães. Com um som mais "dificil" aos ouvidos pops da audiência da emissora, a garota agora tornou-se "cansativa", aparecendo em todos os jornais, revistas e programas. Não, a culpa não é apenas da MTV. É uma ação conjunta de toda a mídia, que torna aquilo que é alternativo ainda mais alternativo, e aquilo que é pop ainda mais pop.

O único consolo que podemos ter é que, enquanto a maioria continua aderindo apenas à fórmula de sempre, o caminho fica livre para que possamos curtir o que realmente importa, sem nos importarmos com super-exposições ou modas passageiras.
Porque independente do quanto nós gostamos de uma banda, sempre encontramos em nós uma ponta de egoísmo. Nós não queremos que aquilo que gostamos se torne um sucesso. Não queremos que nossas bandas favoritas tornem-se pop. Não queremos ver a intimidade dos nossos ídolos invadida em uma revista de fofoca. Não queremos que gostem deles pelo visual deles, pela beleza deles ou por qualquer outro motivo superficial... gostamos de pensar que a música é a única coisa que importa.

Por isso, espero sinceramente que coisas como NXZero, Fresno e Charlie Brown Jr continuem fazendo sucesso...
Espero que a MTV continue desgastando a imagem daqueles que não se adequam à imagem pop que ela tanto adora...
Espero que nossos Arctic Monkeys e Lily Allen continuem sendo o NXZero e a mulher do "Vai Tomar no C*"...

Porque esse é o melhor jeito de saber o que REALMENTE vale a pena.

Obrigado, NXzero.
Obrigado, Charlie Brown Jr.

Obrigado, ignorância musical brasileira...!

13 comentários:

majv disse...

desculpa, mas a porra que a mtv faz com os artistas é realmente uma merda, mas tem gente que curte uma coisas antes delas ficarem tão pops, comecei a ouvir fresno no primeiro cd, o quarto dos livros,
odeio esse sucesso imbecil, mas eles merecem, só que isso faz uma merda com a imagem deles, a prova é esse post. é um ponto de vista e respeito e tals. :D

agora quem curte aquelas letrinhas estúpidas do NX(putz), sendo que ouviu apenas Razões e Emoções na rádio(que por sinal só toca música tosca) tem sérios problemas de auto-estima(ou só um péssimo gosto musical mesmo)

é chato toda essa história de musiquinhas que ficam pops, o povo podia deixar em paz as bandas de rock(ou pelo menos as que imitam) e ficar só com seu rappers regados a dinheiro falsificado e mulheres gostosas (ou pelo menos as convencidas a gostosas) =}
bju**

Renatinho... disse...

A MTV estraga as bandas, FATO


Eu não aguento ver a cada minuto aparecendo essas bandinhas pão-com-ovo fazendo o mesmo som e ta lá a MTV falando "lança uma banda nova, som novo" isso é conversar pra burro ¬¬

Foi foda quando começou a passar o clipe do The Kooks na MTV e vieram falar pra mim "você viu aquela banda nova que ta tocando agora, não vejo a hora de ouvir a música nova" ¬¬²

A MTV só faz com que a grande massa burra do nosso país seja manipulado por eles, eu continuo ouvindo só bandas internacionais, podem estar no mesmo patamar por lá mas eu sei que eles fazem música com o coração...

Gostei pacas do post, continuem assim...

Beijos e abraços..

Chris disse...

não vou falar a minha opinião sobre a Tirulipa....digo...a Mallu Magalhães em respeito a você e a Rê que gostam dela.


Mas realmente étriste a situação da música brasileira, que pra mim, só serve pra me fazer rir loucamente. Como diria o sábio Chorão "Teriraquetáu" q//

Douglas Funny disse...

aí eu te pergunto: Amado Batista aparece na MTv??... e o q dizer de Beto Barbosa, Luiz Caldas e Kaoma??... eles nemsabem o q é midia!!... pq são muito bons e realmente valem a pena!!

Tchelo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tchelo disse...

Ué, mas a mesma MTV que enaltece Charlie Brown, enalteceu (como foi colocado) a cantora la q eu nao sei qm é. Mallu alguma coisa.
Qual a diferença?
O problema, então, não é a mtv, nem o Fantástico (o programa, nada a ver com o Pavao), mas sim a super-exposição. Nada mais.
Não to defendendo a MTV, mas acho que eles mostram muitas coisas novas e boas que não teríamos acesso (até o momento X em q todo mundo conheceria pela internet. Mas aí pode demorar séculos, como pode nao acontecer). Como Moptop, que é sensacional, por exemplo. Até show na mtv com fresno, nx e uma outra banda q nao lembro, eles fizeram. E acho completamente valido como forma de divulgação.

Um beijo, Branca. Vou te levar, yeah, te levar daqui... yeah. ;0

Mar e Ana disse...

Vc esqueceu de mencionar Cleyton e Camargo, Rodrigo e Rodolfo, Marcelo e Fabiano... Entre outras duplinhas ridículas de sertanojo que acham que um dia vão alcançar o sucesso que o pessoal do sertanojo de raiz faz/fez (Não que eu goste, mas tenho que admitir que tem alguma qualidade musical em tudo e sim, as bandas deles e eles são muito bons profissionalmente falando)
Vc tbm esqueceu de falar da dança do quadrado e da dança do créu que, gente, são um verdadeiro s u c e s s o de vendas e sintam a poesia da letra!!
Ignorância musical brasileira é pouco, o pessoal é xulo mesmo, tábua raza que não consegue ver mais nada além do que tem a batida do ritmo igual!!! Além de só querer ouvir essas merdas que contam sobre bunda peito sexo e cornos, pouquíssimas pessoas dão valor pro que tem de bom aqui, por exemplo, a Marisa Monte, Amado Batista, Dorival Caymmy, o Projeto Murphy, o Ecos Falsos, o Teatro Mágico (que tá até fazendo um sucesso meia boca, mas pede pra escolher entre um show do TM e uma mesa de bar pra vc ver, pede!)...
Ai ai como é bom ser diferente... Adoro quando as pessoas super estranham as músicas que tem no meu mp4!! heheh

:******

p.s.: uau, me empolguei =p

Mar e Ana disse...

E eu não supooooorto mtv, num aguento ficar 5 minutos assistindo.



Ado ado ado cada um no seu quadrado!

Thiago Borges disse...

Não gosto de Fresno e nem de NX Zero, mas não tenho nada a contra a MTV nesse sentido. Realmente eu não gosto muito da programação da rede, mas não acho que ela estrague as bandas, se uma banda tem um som ruim a culpa é da propria banda e não da MTV que é apenas uma empresa. A gora é claro que eu preferia ver bandas boas sendo divulgadas na midia do que esses lixos q tem por aí. Não acho o sucesso algo negativo.

Abraço

Alessandra Castro disse...

"além de uma música-piada chula e besta composta por uma comediante a fim de se promover."

Opá! Com este texto e esta frase vc pode a hora que quiser me pedir em casamento. Concordo em gênero, número e grau, não é a toa que nada mais sei de música brasileira, super me nego a ouvir essas bizarrices.

A menina na janela disse...

Bem, a mtv deixou de lado o "m" já faz tempo. Tenho um amigo que trabalha lá dentro e me conta... as pessoas lá são totalmente bitoladas e estrelinhas e provável que eu entenda mais de música do que eles (e essa acusação é muito grave!). O novo enfoque deles são reality shows no melhor (ou pior) estilo americano. O que for (ou aparentar ser) comercial eles tentam enfiar goela abaixo até a exaustão... algumas coisas colam outras não...

Culpar internet também não é caminho - é só ver como tem coisa boa por lá... apesar de eu ser uma velha chata que gosta de ter cds.

Bem, mas não me importa das músicas que eu gosto não serem as do rádio ou da tv. Ninguém reclama - só meu irmão. O ruim é que muita gente só ouve essas músicas porque se chegar no colégio na segunda-feira e não estiver por dentro vira excluído - mas juro que ser nerd e gostar de coisas estranhas não faz tão mal a saúde assim... to aqui pra provar!

Em tempo, falaram que o show da Mallu Magalhães na virada foi muito bom... e eu odeio antibióticos.

Blah disse...

Então.. fiquei pensando, pensando, pensando se eu dissertava sobre o post ou não.. e acho que não.. eu até entendo o seu ponto de vista, de "agradecer" por essas bandinhas existirem, para que os "legais" continuem no "anonimato" para a massa.. ( viva as aspas! )

Na verdade, eu só queria te falar uma coisa.. sério, Branca.. vc não cansa?! hahaha Pare de remar contra a maré, amado... admita que seu coração bate mais forte pelo Chorão e pronto! Vc vai se sentir mto melhor... confie!

Unknown disse...

belíssimo post, Brancatelli, concordo com tudo que você falou. xD