quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O Verdadeiro (e não tão elementar) Sherlock Holmes


Primeiro, esqueça o que você sabia sobre o Two Cold Fingers.
Hoje nós oficialmente inauguramos nossos posts "off-topic", para que possamos falar de cinema, quadrinhos, livros, sais de banho, ações da bolsa de valores e qualquer outra coisa que não precise necessariamente ter NADA a ver com música!!!
Esse já era nosso intuito desde o começo, então nada melhor que aproveitar todas as mudanças por aqui pra finalmente fazer valer isso.
Espero que vocês gostem do novo Two Cold Fingers...

------------------------------------------------------------------------------

Agora, esqueçam tudo o que vocês sabiam sobre Sherlock Holmes.
Esqueçam o sujeito alto, magrelo, fumando um cachimbo curvo, usando apenas seu cérebro para resolver qualquer mistério e ao lado do seu sidekick (ou capacho) Watson, um gordinho ignorante.
Nada está mais longe das histórias de Sir Arthur Conan Doyle do que essa imagem, cultivada pelas versões teatrais e cinematográficas do personagem.

O verdadeiro Sherlock Holmes é um sujeito detestável, anti-social, arrogantemente ciente de sua própria inteligência, ignorante de qualquer tipo de arte (a menos que lhe seja útil em suas investigações), com alto domínio de boxe e outros tipos de luta e usuário esporádico de drogas como cocaína.
O próprio Dr Watson está muito além de um sidekick coadjuvante qualquer. Longe da imagem estúpida forjada nos filmes, o personagem tem um relacionamento muito mais complexo com Sherlock Holmes, alternando a amizade com o ódio e mostrando uma interdependência mútua, uma necessidade de um estar ao lado do outro.

E é nesse relacionamento que mora o maior trunfo do filme Sherlock Holmes, nova empreitada do detetive no mundo do cinema (e, a se dizer do final e da bilheteria até agora, o primeiro capítulo de uma nova franquia) baseada em uma história em quadrinhos (ainda não-publicada) e que mostra um personagem muito mais próximo dos contos e romances originais.
A própria frase "elementar, meu caro Watson", prova maior da superioridade de Holmes sobre Watson e que nunca sequer foi escrita nos livros, é completamente ignorada no filme. Como o diretor Guy Ritchie mesmo disse, este é um filme sobre a amizade, lembrando a cada cena que Sherlock Holmes precisa do seu Watson para se manter são.

As cenas de ação, marca registrada de Ritchie, são um caso à parte. As cenas de luta, onde Holmes prevê cada movimento como em um jogo de xadrez, definem um herói que enxerga a lógica em cada detalhe que vê.
Além disso, preste atenção na detalhada cena da explosão em câmera lenta (quando acontecer você vai saber). Ela por si só mostra a maestria com a qual Guy Ritchie transforma a violência em arte, coisa que já mostrava em seus filmes anteriores, como Snatch - Porcos e Diamantes.

Mas se querem saber, a real arte do filme está nas atuações inspiradas da dupla de protagonistas, Robert Downey Jr e Jude Law.
O carisma exato para os personagens junto da química perfeita entre os dois...
Não tinha como dar errado.


Com certeza a maior parte do público vai estranhar esse "novo" Sherlock Holmes, e com razão.
Mesmo os que leram os romances, provavelmente já leram com uma imagem pré-concebida dos personagens, criando um choque ao ver esse "herói de ação" nas telas do cinema.
Mas é fato que essa versão do personagem é provavelmente a mais fiel já apresentada nas telas grandes, e a melhor escolha para apresentar o detetive para as novas gerações.

Longa vida a Sherlock Holmes.


PS: divertido também vai ser ver os fãs da série House finalmente entendendo daonde veio a inspiração para o personagem título da série... e até para o Dr Wilson. Ahhhh, agora tudo faz sentido, não é!? =P

3 comentários:

A menina na janela disse...

Hey! Gostei da mudadança! Me dá muito menos dor de cabeça ler e de quebra dá pra comentar melhor!

Engraçado que sempre achei que Holmes, além de inteligente, fosse atlético. Nos livros é comentada essa faceta dele - só não lembro de chegam a falar do Bartitsu... talvez na luta final entre Holmes e Moriarti quando... ah, não vou contar o final!

E sim, a semelhança entre Holmes-House/Watson-Wilson é gritante (peloamordedeus não comece a falar sobre isso com o Renan!)

Continuem o ótimo trabalho em 2010!
Lu

Cá Ciarallo disse...

Hm, ainda não assisti ao filme, e confesso que fiquei com muuito mais vontade depois desse comentário final sobre House. Tentarei assistir o mais rápido possível! Maas, creio eu que com certeza acharei muito bom, até por que, Robert Downey Jr e Jude Law no mesmo filme é sucesso na certa.

Ah, e esqueci de comentar no post da Renatinha, mas parabéns pelas mudanças. Adorei as carinhas novas aí do lado =P Só tenho uma reclamação (ainda pode?): não gostei do layout, achei muito pouco pro blog.

Enfim, chega, né?
Beeijo

Renatinha disse...

Puta filme chato, pelamor de deus.















Puta filme bom! Nossa, não conheço a história do Sherlock, mas fiquei com muita vontade de conhecer... Sensacional!
Jude Law e Robert Downey Jr... que dupla! que dupla!