quarta-feira, 13 de maio de 2009

Primoroso Top-5 do Brancatelli - 3ª Posição

Eu: Cara, o triste é que tem muito compositor brasileiro que prefere escrever em inglês. Diz que tem uma sonoridade melhor e tal...
Um Amigo Meu: Tsc... isso é desculpa de quem nunca ouviu MPB!

Essa conversa ficou martelando na minha cabeça durante toda a semana.
É fácil dizer que a língua portuguesa não se encaixa bem em uma música, que falta sonoridade, melodia nas palavras, que é bem melhor compor em inglês... mas sejamos sinceros, isso não passa de papo de gente preguiçosa ou limitada. Principalmente quando lembramos de todos os nossos compositores, de Cartola a Nando Reis, de Noel a Renato Russo.
A MPB está aí para provar que nossa língua tem sim a mais perfeita musicalidade.
Basta, lógico, saber usá-la...

Desde o começo deste século, quando eu pensava em listas com meus CDs favoritos, um álbum sempre esteve entre os primeiros.
Era o álbum que me tirou da ignorância e me fez conhecer a música popular brasileira. Aquele que me provou por A + B que nossa música é uma das melhores do mundo, não devendo nada às estrangeiras que eu escutei durante toda a minha adolescência.
Eu já estava até preparando mentalmente meu post quando...

Bom, eu mudei de idéia.
Quer dizer, a banda continua a mesma.
Mas o álbum mudou.

3ª posição
Los Hermanos - Ventura


Confesso que, se eu tivesse escrito este post ontem, vocês teriam por aqui o Bloco do Eu Sozinho, segundo CD do Los Hermanos.
Mas, ainda que menos ousado, o Ventura mostra ainda mais maturidade e domínio musical que seu antecessor. Além da enfim conquistada liberdade total dada aos barbudos.
Sem a necessidade de se provar como banda, o álbum traz algumas das melhores composições dos Hermanos, como o amor na 3ª idade em Último Romance, a chicobuarqueana Do Lado de Dentro e a talvez melhor música da banda, Conversa de Botas Batidas, inspirada em uma notícia de jornal lida pelo Marcelo Camelo (a história da música é daquelas que valem a pena ser contadas, ainda que bem resumidamente: um casal de amantes se encontrava as escondidas há 30 anos no mesmo hotel. O prédio, já velho, certo dia desabou, e nos escombros os corpos dos dois foram encontrados, abraçados).
Engraçado perceber que cada faixa merece alguns parágrafos de análise - e admito que vontade é o que não me falta - mas sei que este post não é o lugar pra isso.

Então me limito a dizer que, pelas composições inspiradas, por merecer um post para cada música e por conseguir me provar um dia antes que merecia um lugar nessa lista...
A terceira posição do PRIMOROSO TOP-5 DO BRANCATELLI é do terceiro álbum do Los Hermanos, o Ventura!!!


PS: mas eu ainda farei um post para o Bloco no futuro... se a gripe suína não me pegar antes, lógico.

7 comentários:

Marcelo Macedo disse...

Quando eu te disse que acho o Ventura melhor que o Bloco vc me xingou, me bateu e cuspiu na minha cara...

sua puta suja.

Marcelo Macedo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renatinha disse...

Então... eu só conheço músicas aleatórias então não sei exatamente qualé de qual! Mas a Conversa Botas Batida é mutcho legaus!!!

PS: OLOCO, FUNNY!

Renatinho disse...

Último Romance é lindimais, melhor música deles e uma das melhores que já ouvi *---------*
E pra mim, o Ventura é melhor que o Bloco também xDDD

Flws branca
abrass

Douglas Funny disse...

Eu tenho o CD... yeah!!

Realmente é muito bom, e prefiro o Ventura do q o Bloco.

Abraço.

Brancatelli disse...

PS: o "OLOCO, FUNNY" da Renatinha na verdade deveria ter sido "OLOCO, TCHELO".
Grato pela atenção..

Unknown disse...

Gostei deste tópico, também acho o ventura melhor album da banda. É meio tarde pra eu comentar neste post rs, mas semana passada estava eu e meus amigos da banda tentando decifrar tudo sobre esta música hehe, valew vou contar empolgado pra eles...
ah... pra mim a melhor música é Ultimo Romance...
Ótimo Blog
abç.