terça-feira, 13 de outubro de 2009

As Melhores Músicas Brasileiras (para o Brancatelli)


... e quase que completamente recuperado da gripe suína que me acometeu na semana passada, queria agradecer a Renatinha por ter escrito um post tão rápido, tão bacana e tão em cima da hora na quinta-feira.
Mas ninguém vai me calaaaaaar!!! o/


Bom, acho que todo mundo já deve saber que a Rolling Stone fez uma lista das "100 Maiores Músicas Brasileiras" para sua edição de 3º aniversário.
E, como já era esperado (e até mesmo "obrigatório" em coisas desse tipo), a lista tem tantos acertos quanto erros!
Colocar Construção em primeiro lugar é algo aceitável... mas colocar coisas como Ovelha Negra e Você Não Soube Me Amar entre as 100 músicas é, no mínimo, questionável!!
Aliás, engraçado que a revista parece, no decorrer da lista, se confundir entre as "maiores" músicas e as "melhores" músicas.

Por isso, pra não deixar dúvidas no ar, coloco aqui o meu Top-10 das MELHORES músicas brasileiras, que eu particularmente gosto de chamar de:

AS 10 MELHORES MÚSICAS BRASILEIRAS PARA O BRANCATELLI!!!


Nº 10
Flor de Lis - Djavan


Vou ser bem sincero: eu não entendo bulhufas das letras do Djavan!! Dizem que ele cria toda a melodia para depois sacar seu dicionário de rimas e criar suas letras, o que faz com que eu me sinta menos burro.
O fato é que o sentido da letra é o que menos importa por aqui.
É um samba tão gostoso quanto doído, cos as palavras certas colocadas no lugar certo, como se as palavras nada mais fossem que um outro tipo de instrumentalização. Quer dizer, colocar "morto na beleza fria de Maria" não tem mais significado que o tecladinho colocado em diversas partes da música. Tudo preparando para a explosão que é o refrão.
A maior prova que uma música não precisa necessáriamente fazer sentido para tocar um sentimento.


Nº 9
Retrato em Branco e Preto - Elis e Tom


Acho impossível encontrar interpretação melhor para essa música do Chico Buarque com o Tom Jobim que a cantada pela Elis Regina.
É uma música dramática, e Elis entendeu isso. Em várias partes ela deixa de respirar, ganha uma aura obscura, aumenta a voz e solta as palavras como um desabafo interno. Ela se torna teatral, alternando calma e desespero em um nível que é impossível não arrepiar todos os pelos do corpo.
É, sem nenhuma dúvida, uma das músicas mais fortes que eu já ouvi.


Nº 8
Conversa de Botequim - Noel Rosa


Noel Rosa não é apenas um dos maiores sambistas que já passou por esse mundo.
No fundo, qualquer um consegue escrever algumas rimas e canta-las ao som de uma caixa de fósforo.
O que esse cara fazia era criar verdadeiras crônicas, falando sobre o próprio estilo boêmio, discutindo o significado da malandragem e cantando a rotina de milhões de pessoas.
E, na minha opinião, Conversa de Botequim é um dos melhores exemplos disso.
A narrativa é tão bem feita que você consegue visualizar o próprio Noel, sentado em uma mesa de bar que o próprio trata como seu "escritório", conversando com o garçom e pintando um retrato da própria vida.
Assombroso de tão simples.


Nº 7
A Flor - Los Hermanos


Em 1963, o DJ britânico Bob Wooler disse que Lennon e McCartney, ainda em começo de carreira, eram os únicos compositores talentosos o suficiente para levar algo novo à música. Dadas as suas devidas proporções, era exatamente isso que se falava sobre Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante na época do lançamento do segundo álbum do Los Hermanos. E basicamente foi o que aconteceu: olhando para trás, ninguém influenciou tanta gente na última década quanto esses dois.
A Flor é, provavelmente, a maior parceria da dupla, já que eles costumam compor mais solitariamente. E é essa a música que mostra o maior potencial da banda. Dividindo os vocais e se colocando como a base de um triângulo amoroso, os dois consolidaram também a mais importante dupla de compositores brasileiros dos últimos anos.


Nº 6
Faroeste Caboclo - Legião Urbana


Goste ou não de Legião ou de Renato Russo, é inegável a força dessa música.
Por cerca de 9 minutos, a música conta a história de João de Santo Cristo, nordestino problemático que viaja para Brasília, se torna traficante, se apaixona por Maria Lúcia e acaba morto por um traficante rival, Jeremias. Tudo tão bem contado, e de uma maneira tão simples, que é como se um filme passasse diante dos nossos olhos.
Mais que uma simples canção, Faroeste Caboclo conta toda uma vida em poucos minutos.


Nº 5
Sá Marina - Wilson Simonal


Aqui eu uso a minha carta "não sei por que gosto, só sei que gosto".
Seja pela melodia, pelo arranjo do César Camargo Mariano ou pela genial interpretação do Simonal...
Eu só sei que gosto!!!


Nº 4
Desafinado - João Gilberto


Meu Deus, toda essa letra é uma pérola!
Um verdadeiro hino para todos os desafinados do mundo, uma música que, mesmo com uma melodia difícil, pode ser cantada sem-culpa por qualquer um.
Aqui, a desafinada é mais que um charme. Desafinar cantando essa música é OBRIGATÓRIO. Se vc não desafinar, é porque não entendeu o significado dessa composição do Tom Jobim com o Newton Mendonça. É mais ou menos como aqueles personagens sem-jeito que tentam se declarar para o grande amor e se tornam ainda mais irresistíveis exatamente pela falta de jeito.
A prova de que não é preciso cantar bem para se cantar o amor.
Afinal, como conclui a letra, no peito de todo desafinado também bate um coração.


Nº 3
Construção - Chico Buarque


Como o próprio nome já revela, é na construção da letra que está a grandeza dessa música.
Primeiro, Chico canta sobre o operário que se despede da família, sai para trabalhar, sobre na construção, se emociona enquanto ergue as paredes, come sua marmita, bebe, tropeça e cai para a morte. Atrapalhando o tráfego, como diz a linha final. Tudo mostrado de um jeito sóbrio, como uma notícia de jornal.
Na segunda parte, o tom muda. Sai o ritmo "jornalístico", e a letra passa a traduzir o estado de espírito do trabalhador, que já se sente uma "máquina". Tudo contado, como diz a letra, em "um desenho lógico". O instrumental fica mais pesado, co uma orquestra ao fundo.
A terceira parte acontece como num sonho, de maneira rápida, sem tempo nem para respirar, mas o resultado acaba sendo ainda mais trágico. Ele ainda cai e morre, dessa vez "atrapalhando o sábado". Como se sua morte (assim como sua vida) na verdade não significasse nada no contexto geral.
No fim, tudo se funde a uma versão de Deus Lhe Pague, dando um tom ainda mais dramático à música.
Uma pequena ópera contestadora e corajosa.


Nº 2
Carinhoso - Pixinguinha/João de Barro


Difícil existir alguém que não conheça essa música, seja por ser uma das mais belas melodias já criadas (senão A mais bela) ou por... bem, por ter embalado os comerciais de Danoninho anos atrás.
A perfeição encarnada em música, em cada acorde, em cada frase.
Precisa de mais motivos?


Nº1
Brasil Pandeiro - Novos Baianos


Talvez seja a letra ao estilo "samba exaltação" de Assis Valente. Talvez seja a divisão entre os vocais de Baby Consuelo, Paulinho Boca de Cantor e Moraes Moreira, mostrando o charme exato de cada voz. Talvez seja o arranjo impressionante do Pepeu Gomes. Ou talvez seja a explosão de alegria do refrão, o clima de festa, onde é possível enxergar o Brasil inteiro pintado.
Não sei muito bem o que é, mas na minha opinião não existe música que melhor caracterize a música brasileira.
E se o Tio Sam está querendo conhecer a nossa batucada, como diz a letra, seria essa a música que eu lhe recomendaria.


Triste que, enquanto eu escrevo isso, passa Banda Cine na TV...
Cadê a gripe suína quando a gente precisa, hein??

3 comentários:

Vitor disse...

Gostei da lista, Branca. Óbvio que concordo e discordo com parte dela mas gostei da mistura de ritmos e estilos.

Estranho mesmo só o fato de você não ter colocado nenhuma música da Perla na lista...mas enfim...gosto não se discute.

Renatinha disse...

Meu deus, para quem fala mal de listas hein?
Caramba... vai gostar de uma lista assim na pqp!!!

Vamos comentar:
10 - Eu adoro Flor de Lís e como você não entende as letras? BURRO. Brinks, nem eu.

9 - Boooonita, booonita,...!

8 - Preciso re-ouvir essa, não me recordo.

7 - Idem! hahahaha Acho que não conheço quase nada do LH por nome.

6 - ECAQUENOJOQUEPORCARIAODEIO!
9 minutos de TORTURA! Escreve um livro, caceta.

5 - E eu não sei se gosto.

4 - Cantaí pra mim que não sei qual é não.

3 - Boooooooooa! Booooooooa! Apesar do Chico ser chato.

2 - Oun.

1 - É boa, mas acho que não seria minha nº1.

Douglas Funny disse...

Gostei da campeã, não sei se seria a minha, mas com certeza estaria na lista... então eu perdoo.

Tenho considerações a fazer sobre toda a lista... mas quero evitar a fadiga.

Só a última observação: acho Faroeste Cabloco um marco, uma grande música (HÁ!!), mas eu colocaria outra música do Legião na lista, como "Quase Sem Querer", "Há Tempos" ou "Geração Coca-Cola"... mas tudo bem... a lista é sua.


Abraço.